30 dezembro 2013

Os dez melhores comerciais de 2013

Os dez melhores comerciais de 2013

O site da revista Adweek resolveu compilar os 10 melhores comerciais de 2013 e o Booltz, através do Publicitários Criativos, decidiu trazer pra vocês essa lista com os melhores comerciais do ano.

Os brasileiros podem comemorar o primeiro lugar de “Retratos da Real Beleza”, da Ogily Brasil para Dove. Confira!


10 – O (quase) palavrão do Kmart

Agência: Draftfcb, de Chicago

Nos EUA, a expressão “Shit my pants” significa “Cagar nas calças”. No comercial do Kmart, a frase ganha uma nova palavra: “ship”. Ou seja, a citação mal educada se transformou em algo que pode ser traduzido como “Envie minhas calças”. O objetivo é promover o site da rede varejista e seu sistema de entregas.

Da uma olhada:


9 – Chipotle e suas animações

Agência: CAA Marketing, de Los Angeles

Este ano, a rede de lanchonetes Chipotle resolveu mostrar a triste saga de um espantalho que não gosta de comida alterada, também com uma animação.

É, na opinião do Adweek, a melhor peça de branded-entertainment do ano.

Da uma olhada:


8 – Pai

Agência: BBH, de Londres

O comercial do suco (!) da marca Robinson’s mostra dois garotos brincando. Nada demais até aí, o êxito aparece no fim do anúncio. Aliás, mesmo sabendo o desfecho, você vai querer assistir de novo.

Da uma olhada:


 
7 – Van Damme e seu espacate no meio de caminhões Volvo

Agência: Forsman & Bodenfors, da Suécia

A Volvo seguiu surpreendendo este ano. No anúncio abaixo, escolhido pelo Adweek como o sétimo melhor de 2013, a marca mostra o astro belga Jean-Claude Van Damme realizando sua abertura “espacate” entre dois caminhões da montadora. O objetivo? Demonstrar a precisão e estabilidade da “Volvo Dynamic Steering”, tecnologia que faz com que o modelo Volvo FM seja mais fácil de dirigir. Foram quase 60 milhões de views em menos de um mês.

Da uma olhada:


6 – Nike pede que o mundo vá além

Agência: Wieden+Kennedy

O filme diz que se você é bom em algo, deve ir além. Ou seja, se você gosta de dançar, que tal dançar com uma bola nos pés? Feito isso, que tal desafiar Piqué numa “pelada”? Ou ainda: se você gosta jogar tênis de mesa, enfrente o campeão desse esporte, aliás, enfrente seu mentor. Vá além e enfrente Serena Williams. Joga basquete? Então enfrente LeBron James.

O filme é narrado pelo ator Bradley Cooper.

Da uma olhada:

(vídeo retirado pela agência)

5 – Dentro do jogo

Agência: Anomaly, de Nova York

Segundo o Adweek, vendo o filme abaixo você consegue “sentir o cheiro da grama”. O anúncio, da loja de material esportivo Dick’s Sporting Goods, celebra todos os lados de um campo de baseball. Cada passo do que acontece durante a partida. A tensão, a névoa, as vozes… O telespectador entra no jogo.

Da uma olhada:


4 – Que dia é hoje?

Agência: The Martin Agency, de Richmond

Nos EUA, a expressão “hump day” refere-se ao meio da semana, a quarta-feira. A palavra “hump” significa corcova. Já que o camelo tem corcova, a ideia da seguradora Geico foi dizer que quem contratasse os seus planos não ficaria mais feliz que um camelo numa quarta-feira. Como? Criando um camelo falanta para seus anúncios. O animal do ano na publicidade, segundo o Adweek.

Da uma olhada:

(vídeo retirado pela agência)

3 – Amizade

Agência: BBDO, de Nova York

O comercial da cerveja Guinness revela a força da amizade. O filme diz que as escolhas que fazemos revelam a verdadeira natureza de nosso caráter. O vídeo tem um final surpreendente e emocionante.

Eu, particularmente, amei esse comercial. Da uma olhada:

 
2 – Então Deus fez o Fazendeiro

Agência: The Richards Group, de Dallas

Para promover a linha de veículos Ram, a Chrysler criou este anúncio que combina fotos de fazendeiros com o tributo “So God Made a Farmer” (Então Deus fez um Fazendeiro), do radialista Paul Harvey. Simples e tocante.

Da uma olhada:


1 – A beleza e a criatividade

Agência: Ogilvy Brasil

O que dizer sobre a campanha “Retratos da Real Beleza” da Dove que ainda não foi dito? Falar que o case levou o maior prêmio, inédito para o Brasil até então, no Festival de Cannes 2013? Dizer que é o anúncio mais compartilhado da história do Youtube? Que fez a Ogilvy Brasil vencer todos os prêmios de melhor agência do ano?

Da uma olhada: