15 outubro 2013

A Publicidade dentro dos Games

A publicidade dentro dos GamesQuando se ouve dizerem: “A propaganda esta em todo lugar” cada vez mais eu vejo que isso é verdade. Hoje eu vou te mostrar um pouco sobre o envolvimento entre a publicidade e os games.

A tecnologia aumentando rapidamente, trazendo games cada vez mais realistas e aumentando a procura pelos mesmos, não passou despercebido aos olhos das grandes marcas. Empresas vem se inserindo no contexto gráfico dos jogos e o retorno é quase sempre positivo. E dentro desse “mundo” existem duas diferentes formas de ação publicitária.

Continua lendo vai.


Advergames

Os advergames são jogos que geralmente possuem menor complexidade gráfica e motora. São pequenos jogos com o intuito único de divulgar um novo produto ou serviço. Não são vendidos e podem ser encontrados na internet. Com frequência nas redes sociais. Da uma olhada em alguns exemplos:


In-game advertising

O in-game advertising é sem dúvida o mais polemico entre os dois. Jogos de mundo aberto, onde o jogador possui a liberdade de explorar o cenário (comumente representado por cidades) no seu ritmo são os mais procurados pelas marcas. Destacam-se os títulos da série Grand Theft Auto (Rockstar Games), Need for Speed (EA), entre muitos outros.

Está modalidade consiste na utilização de espaços de mídia dentro de jogos de videogame e computador, assim como se faz na vida real para alugar espaço em um banner, você aluga um espaço dentro de um universo digital.

A compra destes espaços pode se dar de duas formas, fixa ou alugada. A fixa é quando se compra um espaço fixo em determinado local de um jogo, ou seja, aquilo fica ali para sempre (era comum antigamente) e hoje em dia esta se tornando comum o aluguel destes espaços, que mostra a mídia nos jogos online.

É uma ótima ferramenta para empresas que tem como público-alvo justamente aquele que joga certos games específicos. Uma empresa pode utilizar um espaço dentro de seu jogo para anunciar um próximo lançamento, por exemplo. Já os anúncios fixos são interessantes apenas para anúncios institucionais, pois vão aparecer ali para sempre.

O Booltz separou alguns exemplos do InGame Advertising fixo e alugado. Confere aí:

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(lembra de algum que não esta aqui? Coloque nos comentários.)

Como eu já citei, o In-game Advertising é o mais polêmico. Há quem aprove tal ação publicitária. Alguns dizem que quando se move um personagem a uma lanchonete chamada Burger King, sai com seu carro Audi, bebe uma Coca-Cola, tudo dentro de um jogo, gera a ideia de maior realidade.

Existem também sites na internet que julgam esse tipo de publicidade como uma forma de mensagem subliminar.

Embora exista a controvérsia entre quem considera a publicidade nos games algo bom ou ruim, o fato é que ela está presente e tem movimentado cada vez mais dinheiro com o passar dos anos e o amadurecimento dos games. Este é um mercado pequeno, mas que tem, sem dúvida nenhuma, muito potencial.

Usei pra pesquisar: Plugcitários e Midiatismo.