19 setembro 2013

Publicidade: O custo dos logotipos famosos

cocacolaQuantas vezes vocês já viu algum comercial de TV da Coca-Cola ou até mesmo comprou uma e ficou observando o logotipo da marca ~não estou me referindo a mensagem illuminatisAlô Diabo’ não, gênio~ e talvez se perguntou quem e quanto custou para se chegar naquele logotipo? Nenhuma vez? Nenhumazinha mesmo? Okay :/ Mas enfim, eu já me perguntei e hoje tô trazendo essa curiosidade aqui pro Booltz.

Confere aí!




Vamos começar pelo logotipo da Nike, que inclusive possui até nome, Swoosh (“certinho”). Foi criado pela designer Carolyn Davidson, em 1971, que recebeu apenas 35 dólares pelo serviço.

Nike – U$ 35,00
nike

E agora vamos ao que mais gastou com seu logotipo, a BP (British Petroeum) investiu para mudar sua marca e renovar sua identidade visual. A empresa contratada para isso foi a agência criativa Landor Associates. E todo esse trabalho custou nada mais nada menos que 211 milhões de dólares.


BP – U$ 211 milhões
bp

Você conhece o logotipo colorido da Google não é, provavelmente vê esse logotipo todo dia, mas e você sabia que ele custou exatamente zero dólares. Isso por que ele foi projetado pelo co-fundador Sergey Brin, em 1998. É claro que foi ajustado um pouco desde então, mas os principais elementos ainda permanecem.

Google – U$ 0
google

E agora respondendo a questão do início do post, a Coca-cola também não gastou nenhum cents com sua marca. De forma parecida com a situação da Google, ela foi criada por Frank M. Robinson, contador e amigo do fundador da bebida, o farmacêutico John Pemberton. Desde então, a marca sofreu somente algumas alterações, porém sempre mantendo seu estilo marcante e atualmente se encontra entre as 10 marcas mais valiosas do mundo.

Cola-Cola – U$ 0
cocacola

E já que estamos falando de marca de refrigerante, vamos pra concorrente direta da marca anterior, a Pepsi. O re-branding de 2008 da bebida foi desenvolvido pele Arnell Group que embolsou 1 milhão de dólares pelo serviço. Acho caro? Isso é pouco pra empresa PepsiCo que já gastou aproximadamente 1,2 bilhões de dólares em mudanças nas muitas marcas de bebidas que possui.

Pepsi
pepsi

Quando a BBC começou a se mover em direção à internet e televisão digital em 1997, o influente designer gráfico britânico Martin Lambie-Nairn decidiu que era hora de resolver a situação dos logotipos da empresa, que, até então, possuía um para cada departamento, enfraquecendo sua marca principal. Lambie-Nairn alterou um pouco o logotipo anterior até chegar a que se encontra ali embaixo. O logotipo custou 1,8 milhão de dólares e não foi alterado desde então e em breve se tornará o projeto mais longo usado pela BBC.

BBC – U$ 1,8 milhão
bbc

Vi no Designerd.